Início Notícia Voltar

Historiadora palmeirense lança livro nesta sexta-feira

“A Terrível Moléstia. Varíola, vacina e epidemia ao Sul do Império do Brasil” é o título da obra escrita pela historiadora palmeirense Jaqueline Brizola



Data da Publicação da Notícia : 30/06/2022 13:48 por Redação

CapaNoticia

Assessoria de Imprensa

Banner Topo

“A Terrível Moléstia. Varíola, vacina e epidemia ao Sul do Império do Brasil”. Esse é o título da obra escrita pela historiadora palmeirense, Jaqueline Brizola, e que será lançada em Palmeira das Missões, nesta sexta-feira (1º), no Centro Cultural Mozart Pereira Soares, a partir das 19h.

Jaqueline é formada em História pela UFRGS, e mestre pela mesma instituição. Atualmente realiza doutorado em Cotutela entre o Programa de Pós-Graduação em História da UFRGS e o programa de Doutorado em Estudos Históricos e Sociais sobre Ciência, Medicina e Comunicação Científica da Universidade de Valência, Espanha.

O livro que a historiadora palmeirense lançará em sua terra natal é fruto de sua dissertação de mestrado defendida na UFRGS em 2014 e premiada pela Sociedade Brasileira de História da Ciência em 2016. Trata-se de uma investigação sobre uma epidemia de varíola que se abateu sobre a cidade de Porto Alegre no ano de 1874. Este grave surto epidêmico foi descoberto por Brizola em meio às pesquisas realizadas no acervo da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Diante da pandemia de Covid-19 que vivemos na atualidade, os estudos que enfocam epidemias no passado ganham importância por demonstrarem a recorrência destes eventos ao longo da história.

O livro, que será publicado pela editora OIKOS, é também um convite para conhecermos mais e melhor a história do Brasil por meio dos combates, elaborações e resistências protagonizados contra a varíola na capital da antiga Província do Rio Grande de São Pedro.

O evento é aberto a comunidade.




Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.