Sarandi é o único município do interior do RS contemplado com 200 casas pelo Governo Federal
MDR anunciou nesta quarta-feira rol de beneficiados no programa Casa Verde e Amarela
Data da Publicação da Notícia : 16/06/2022 16:50 por Redação
área adquirida pela Prefeitura de Sarandi abrigará loteamento habitacional com 200 casas, anunciadas pelo MDR nesta quarta-feira
Duzentas casas populares. O investimento que poderá chegar à casa dos R$ 30 milhões foi anunciado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional nesta quarta-feira, 15 de junho, colocando Sarandi, município com 25 mil habitantes da Região da Produção no norte gaúcho, na vanguarda das políticas da área da habitação popular no Brasil. Além de Sarandi, somente Porto Alegre estará contemplada pelo programa Casa Verde e Amarela, lançado pelo Governo Federal em substituição ao antigo Minha Casa, Minha Vida.
O prefeito de Sarandi Nilton Debastiani (PDT) foi eleito em 2020 com um plano de governo que priorizava, entre outros pontos, a implantação da Educação de Turno Integral no município, a geração de emprego e renda e um foco especial na área da Habitação, com o chamado Programa Municipal Morar Melhor. No segundo ano de gestão, o líder do Executivo comemora às vésperas do aniversário de 83 anos de emancipação político-administrativa de Sarandi a oferta do ensino em tempo integral à comunidade desde o mês de maio, números positivos no Caged 2021 e 2022 e, agora, a homologação do projeto apresentado ao MDR para a construção de 200 casas populares:
- No último ano, realizamos a aquisição de três grandes áreas de terra que perfazem área suficiente para mais de 500 terrenos em regiões muito bem localizadas de Sarandi – diz Debastiani – com áreas adquiridas e escrituradas pela Prefeitura, projetos bem elaborados pelo nosso Governo e um trabalho de articulação política muito competentes realizado por muitas lideranças aliadas, recebemos com muita felicidade essa notícia.
No Brasil inteiro, foram apenas 13 municípios selecionados para o projeto modelo de construção de conjuntos habitacionais. Os empreendimentos deverão ter até 200 unidades, que serão implementados em áreas mais bem inseridas na cidade, próximas a comércios, serviços e equipamentos comunitários. Para o secretário municipal de Habitação e Regularização Fundiária Alex Antônio Rodrigues, a construção de 200 casas representa um grande avanço para o município:
- O déficit habitacional é muito grande em Sarandi, uma cidade cuja população vem crescendo em um ritmo muito acelerado nos últimos 20 anos – afirma Alex – a viabilização de 200 casas já é, sem dúvidas, a maior incursão da história na área da Habitação no nosso município.
Após a confirmação oficial, o próximo passo será a assinatura do convênio entre o Município e o Governo Federal, com previsão de ocorrer em setembro.
Decom – Prefeitura de Sarandi
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.