Polícia Civil deflagrada operação contra organização criminosa especializada em roubar lojas de eletrônicos
Uma Submetralhadora foi apreendida durante a ação
Data da Publicação da Notícia : 03/06/2022 09:00 por Redação
Polícia Civil
A Polícia Civil, por meio da 1ª Delegacia de Polícia de Canoas, na manhã desta quinta-feira (02/6), deflagrou a Operação Periti, no combate a roubos a estabelecimentos comerciais. O nome é em alusão ao significado da palavra, com origem no latim, que significa “especialista” na língua portuguesa, eis que a organização criminosa investigada é especializada em roubar, com emprego de arma de fogo, lojas de eletrônicos.
Uma submetralhadora SMT calibre .40 foi apreendida, além de dois carregadores de fuzil .556, farta munição calibre .556 e seis celulares recuperados do roubo a estabelecimento comercial. Além dos objetos atinentes à investigação, foi localizada relevante quantidade de drogas. Seis pessoas foram presas em flagrante delito.
A investigação policial teve início após o cometimento de um roubo a uma fila de uma rede de lojas de grande porte, localizada no centro da Cidade de Canoas, em que foram roubados 109 aparelhos de telefone celular de modelos dos mais atuais. No decorrer da investigação, após diversas diligências, utilizando modernas técnicas de investigação, restou elucidado, por exemplo, que algumas linhas telefônicas foram habilitadas em celulares roubados do estabelecimento comercial, possivelmente em nome de terceiros.
Foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão nas cidades de Canoas, Cachoeirinha, Porto Alegre, Gravataí e Caxias do Sul, com o objetivo de recuperar aparelhos telefônicos roubados, bem como angariar maiores indícios quanto a autoria do delito ora investigado.
“O cumprimento dos mandados de busca e apreensão visa, além da recuperação de objetos roubados, buscar elementos probatórios suficientes para responsabilização criminal de organização criminosa especializada neste tipo de crime”, destacou o Delegado Rafael Pereira.
O diretor da 2ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana, Delegado Mario Souza, afirmou que é uma ação contundente contra o roubo a estabelecimento comercial, pois visa retirar de circulação suspeitos especializados nesse tipo de delito. “A ação é importante para manter em queda esse tipo de delito na região”, concluiu.
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.