Palmeira das Missões é ponto de partida da cavalgada Caminho dos Tropeiros
Evento contou com desfile à cavalo, acampamento, palestra, visitas educativas a escolas da rede pública e homenagens tradicionalistas
Data da Publicação da Notícia : 21/03/2022 09:21 por Redação
Assessoria de Imprensa
Na última terça-feira, 15 de março, foi realizada a abertura oficial da Cavalgada Caminho dos Tropeiros, no auditório da Câmara Municipal de Vereadores. O evento contou com a presença do prefeito, Evandro Luís Massing, do presidente do Legislativo, vereador Carlinhos Arruda, e da Secretária de Educação, Cultura e Turismo de Palmeira das Missões, Maria Andreia Nerling. Também participaram do ato solene os prefeitos de Novo Xingu, Jaime Martini; e de Engenho Velho, Diego Bergamaschi; além dos vice-prefeitos de Rondinha, Nerei Pergher; e de Três Palmeiras, Sidemar de Oliveira.
A ocasião reuniu os cerca de trinta cavaleiros para uma palestra sobre a história do tropeirismo na região. Os participantes iniciaram em Palmeira das Missões uma cavalgada que terá três etapas e deve encerrar seu percurso em Chapecó (SC). Aqui no município, o acampamento foi montado no ginásio poliesportivo do Parque Municipal de Exposições, contando com refeições típicas preparadas pela 17ª Região Tradicionalista. O evento tem como objetivo promover o resgate histórico e cultural dos caminhos percorridos pelos tropeiros nos séculos XVIII, XIX e XX, durante suas andanças, transporte de animais e cargas pelos estados do Sul do país até o Estado de São Paulo - levando imensos rebanhos e inúmeros itens de comércio, e por consequência promovendo o desenvolvimento das regiões.
Além de um desfile à cavalo pelas principais ruas da cidade, os cavaleiros visitaram instituições de ensino em que distribuíram materiais didáticos e realizaram apresentações às crianças mostrando todo o aparato tropeiro na prática: com a cavalaria e a indumentária tradicionalista da época. Além disso, houve o descerramento de placas na Praça do Presídio e na centenária Timbaúva.
"A antiga Rua das Tropas de Palmeira das Missões, atual Rua Heldebrando Westphalen, era corredor de transporte dos tropeiros que levavam rebanhos e itens de comércio entre os estados do Sul e São Paulo. Quando iam chegando as tropas, passava antes um cavaleiro avisando para todos os moradores fecharem seus portões que lá vinha um grande rebanho, e assim as famílias esperavam aquelas inúmeras cabeças de gado que se perdiam no horizonte passarem, guiadas pelos tropeiros. O objetivo do evento é resgatar essa memória para quem hoje em dia talvez nem saiba que isso existiu: nossas crianças não podem deixar de saber sobre aquilo que firmou suas famílias neste chão." Ressalta um dos idealizadores do evento, Sérgio Tasso, cavaleiro e vereador pelo município de Novo Xingu.
Nesta quinta-feira (17) os cavaleiros partiram do Parque Municipal de Exposições, rumo à São José das Missões.
O evento é organizado pela Associação Além Fronteiras de Cavalgadas e pelo CTG Passo das Tropas, contando com o apoio da 17ª Região Tradicionalista e da Secretaria de Educação, Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal.
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.